Header Ads

Xbox 720 – Os jogos da próxima geração de consoles

720_prototipoCada vez mais se ouve especulações sobre os sucessores do PlayStation 3 e Xbox 360 e suas especificações técnicas e outros assuntos referentes ao que será colocado dentro destas caixas entretenimento eletrônico. Entretanto, outros fatores que reforçam a existência dessas máquinas são os jogos que estão em desenvolvimento para o Durango e Orbis (os codinomes dos sucessores do Xbox 360 e PlayStation 3, respectivamente). E para dar uma refrescada em sua memória, reunimos os projetos que estão em desenvolvimento e apostas sobre quais as novidades que eles podem trazer, afinal, além de gráficos mais bonitos, queremos uma nova geração para trazer novidades que justifiquem a compra dessas novas máquinas, não é?




DESTINY


Atualmente, Destiny tem previsão de ser lançado para PlayStation 3 e Xbox 360, mas como a própria Bungie disse anteriormente, este é um projeto com duração de 10 anos, ou seja, mesmo que o game chegue para a atual geração, é indiscutível que outros títulos desta franquia aparecerão nos futuros videogames. Destiny é uma aventura épica de ficção-científica que se passa em um futuro distante, 700 anos daqui, a Terra vive seus últimos dias e a raça humana se concentra em uma única cidade, a “Last City”, lutando para sobreviver. A Bungie promete liberar mais detalhes sobre o jogo durante a GDC 2013, que acontece no final de março, em São Francisco, EUA.

WATCH DOGS


O jogo que surpreendeu a todos na E3 2012 tem cara de nova geração de consoles. Watch Dogs se passa na cidade de Chicago em um futuro próximo, onde tudo é monitorado por um sistema interligado.A história de Aiden Pierce ainda é envolta em mistérios, mas Watch Dogs é um jogo ambicioso e mesmo programado para a atual geração de consoles, seu lançamento ainda está indefinido – algo que abre uma janela bem ampla e que poderia permitir que o game ganhasse uma versão para os novos consoles.


STAR WARS 1313


Você consegue imaginar algo relacionado a Star Wars, sem incluir os Jedis? É exatamente isso o que promete o novo jogo da LucasArts revelado na E3 2012. Nele você vai viver uma aventura no universo criado por George Lucas sob o ponto de vista de um caçador de recompensas. Esse é outro exemplo de jogo que está em desenvolvimento para a atual geração de consoles, mas a produtora não esconde que tem planos de leva-lo para os sucessores do PS3 e Xbox 360. Há quem diga que o protagonista de Star Wars 1313 será ninguém menos que o mítico Boba Fett, um dos principais representantes da categoria na saga.

WHORE OF ORIENT


Do criador de L.A. Noire, Brandon McNamara, Whore of the Orient é outro game que está em desenvolvimento exclusivamente para os consoles da nova geração. O game se passa no ano de 1936 na cidade de Xangai, China, um local no qual ele descreve como “a cidade lugar mais decadente do planeta, onde tudo pode ser feito pelo preço certo”. Em Whore of the Orient o jogador fará parte de uma força policial que luta para manter a paz em uma cidade corrupta, lidando com manipulações políticas tanto do ocidente quanto nacionalistas chineses e a repressão do Kuomintang ao movimento trabalhista e ao comunismo nascente.

HUMAN ELEMENT


O projeto da Robotoki, empresa de Robert Bowling, ex-Infinity Ward, se passa em um futuro pós-apocalíptico e vai contar com uma história muito semelhante ao que vemos na série “The Walking Dead”. Nele o desafio envolve não apenas sobreviver aos zumbis, mas também aos perigos que os seres humanos representam quando em desespero. Humam Element está agendado para chegar em algum ponto de 2015 e é assumidamente um projeto elaborado apenas para a nova geração de consoles. Os jogadores poderão ter uma prévia de Human Element ainda este ano, quando a pequel sair para o Ouya. Porém, o jogo não tem nome e nem mesmo uma imagem divulgada.

Outros jogos em desenvolvimento


Mesmo não tendo jogos oficialmente anunciados, grande parte da indústria de jogos está pronta para abraçar a nova geração. SEGA, CD Project Red, Harmonix, Remedy e uma infinidade de estúdios estão nessa brincadeira. Para começar pelas as mais óbvias, tanto a Square Enix, quanto a Epic vão mostrar games que usam as suas novas engines em breve. O mesmo vale para a Crytek e a DICE, que juram de pés juntos que seus novos motores (CryEngine e Frostbyte 2, respectivamente) estão prontos para a nova geração. Além delas, a casa do porco-espinho mais rádio do mundo, por exemplo, tem dois estúdios trabalhando em títulos para os substitutos do PS3 e Xbox 360: o Creative Assembly (da série Total War) e o Sports Interactive (estúdio responsável por Football Manager). Há ainda relatos de que a Sega pretende lançar um jogo com os Aliens para a atual geração e a próxima (e não estamos falando de Colonial Marines).
A Rockstar, produtora de Grand Theft Auto, também está se preparando para entrar na nova geração. Tanto quem dezembro de 2012 a empresa postou em seu site que procurava um programador “para trabalhar em arquiteturas para tecnologias ‘de ponta’ para a próxima geração de consoles”. A CD Project Red está trabalhando para levar seus games para os novos consoles. Segundo a revista Game Informer, a empresa confirmou que Cyberpunk 2077 e The Witcher 3 são projetos Next Gen. Outros estúdios que sabemos que estão fazendo games para os novos consoles incluem a Harmonix, Bethesda, Remedy e a 343 Industries.
O que esperar (ou não) da nova geração
Como já dissemos antes, não bastam gráficos atualizados: os jogos da nova geração de consoles vão ter que oferecer mais conteúdo em relação ao que acontece com o PS3 e Xbox 360. Como quase nada pode ser guardado em segredo em um mundo regido por escritórios de patentes, há possibilidades plausíveis de acontecerem ainda este ano. Duas possibilidades apontam que a Microsoft quer expandir a experiência de jogo para fora da tela. Uma delas é o Xbox IlumiRoom, uma tecnologia que combina o Kinect e um projetor para espalhar a imagem do jogo no ambiente onde o console está ligado. Por um lado essa tecnologia pode criar uma imersão gigantesca, afinal, toda a área ao redor da televisão ficaria tomada por imagens derivadas do jogo. Porém é pouco provável que o IlumiRoom seja amplamente adotado, afinal, para acomodá-la é necessário que o dono do Xbox tenha um projetor em casa e um ambiente bem escuro.


Nenhum comentário